Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

domingo, agosto 23, 2009

25 anos de Street Scene em San Diego



Street Scene surgiu como idéia original de um nativo de San Diego, que transformou a sua paixão pela música e as artes num festival que apresenta uma eclética união de ambos. Tendo lugar numa das mais vibrantes cidades, Street Scene é um evento diferente de qualquer outro.

Street Scene nasceu em 1984 como um evento semestral que ocupava apenas um quarteirão da cidade de San Diego, exatamente entre a 5th Avenue a J & K street, que foi então a base da Scene Street há 19 anos. Havia um palco em cada extremidade da quadra, com os frequentadores saltando para a frente e para trás alternando performances de Los Lobos, The Blasters, em maio, e por X, Robert Cray, e os irmãos Neville, em agosto. O Gaslamp Quarter tinha acabado de receber o seu funcionário "Registro Nacional de Lugares Históricos" designação em 1980, e Street Scene veio exatamente como os esforços de desenvolvimento de restauração e evolução ficando em plena atividade, contribuindo para acelerar o renascimento do centro de San Diego.

Em 1987, Street Scene tornou-se um acontecimento anual, com o seu calendário agora familiar como uma celebração de fim-de-verão. Naquele ano, um segundo bloco foi acrescentado, criando um espaço L-shaped. Haviam ainda duas etapas, desta vez com a The Fabulous Thunderbirds e Concrete Blonde como headliners. Quando os seus desempenhos acidentalmente sobrepostos, com cada banda tocando ao mesmo tempo em fases opostas, o conceito de desenvolvimento Street Scene em múltiplos palcos emergiu. No ano seguinte, o piso do Street Scene foi aumentado para acomodar cinco etapas ao longo de vários quarteirões. Encher todas essas fases significava expandir os horizontes musicais do evento; Zydeco e os blues juntaram rock alternativo tomando como marca do Street Scene de variedade musical. Pouco tempo depois Street Scene foi supererando sua capacidade e evoluiu para um festival multi-dia. Em 1990, uma programação na noite de sexta-feira foi adicionado, criando duas noites consecutivas de festa. Então em 1995, um domingo "dia de todas as idades" fez o Street Scene ser um acontecimento de três dias.

A adição de dias não foi apenas a expansão que Street Scene experimentou nos anos 90. O Taste of San Diego trouxe uma nova dimensão ao evento, como o melhor restaurante de San Diego preparou alguns de seus melhores pratos para transformar Street Scene em um "smorgasbord" da música e da comida. Trazendo ainda mais cor e animação à festa foi o Carnaval do Brasil, com desfile dos foliões carregando máscaras, vestindo figurinos típicos e dançando ao ritmo pulsante do Rio de Janeiro. Em seguida, houve o freak shows, números circenses, performances modernas burlesca, o Dragon House, passeios do carnaval e muito mais, tudo isso contribui para o caleidoscópio de diversão e estimulação sensual que é a marca do Street Scene.

Antecipado pela população local, bem como pessoas de todos os cantos do país, Street Scene superarou as ruas de Gaslamp, e em 2004 mudou-se para o Petco Park. Conhecido por exibir talento em ascensão, bem como favoritos populares, recordes de programação chegaram a ver uma formação estelar, incluindo Jack Johnson, A Tribe Called Quest, Roots Rock Reggae Festival lineando Marley Brothers, e Foo Fighters. De forma a acomodar a crescente presença e continuar com sua reserva de artistas de alto nível, Street Scene foi transferido para o Estádio Qualcomm, que permitiu mais comodidade aos freqüentadores e da capacidade de trafegar facilmente entre os estágios. O novo prédio também permitiu ao Street Scene apresentar Bedouin Soundclash, West Indian Girl, e Chebb I Sabbah ao lado de artistas internacionais renomados como Tool, Kanye West, AFI, Yeah Yeah Yeahs e Bloc Party.


Agora, na ultima semana de agosto de 2009, Street Scene estará comemorando 25 anos no centro de San Diego com uma programação intrigante que será certa para satisfazer qualquer amante de música!





Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails

4 comentários:

Anônimo disse...

Puxa, que legal ler isso! Eu estive lá em 2005 e tem tanta gente nas ruas. É super divertido. Um evento completamente diferente do que podemos imaginar. Eu realmente gostaria de voltar e pretendo para o ano fazer isso!
Saudações, Gustavo.

LISON disse...

SAUDAÇÕES!
AMIGA SISSYM,
Com sinceridade nada vezes zero conhecia de "STREET SCENE", mas a sua narrativa é tão perfeita que me senti assistindo um dos shows que marcaram os últimos vinte e quatro anos.
Salve o grande acontecimento no próximo fim de semana!
Parabéns pelo excelente texto!
Abraços!
LISON.

joselito disse...

Grande Sissym, você já esteve lá?

Craig disse...

Sissy, what a great post. I have lived in San Diego since 1981 and Street Scene is something we look forward to every year. I have worked on the stage assemly etc. for many years and will again this year! You seem to know more about it than people who live here! Obrigada!