Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

quinta-feira, janeiro 29, 2009

É boa para a vista?!





Quando criança encontrava este insetozinho no meu prato ou copo, o meu pai dizia
"- faz bem para a vista"! Eu olhava desconfiada e acatava.
E na casa de outras amiguinhas cansei de ouvir a mesma coisa.
O meu olhar era sempre questionador...

Eu não afirmo isso para minha filha, digo, se não der para retirá-las, que não aprovo
comê-las, porque elas andam em qualquer lugar possível.

Aulinha:

As formigas formam grupos como uma "sociedade", consideradas insetos "eusociais".
As formigas estão incluídas em uma única família (Formicidae), sendo que estimam existir 12.351 espécies. Elas são indiscutivelmente o gênero animal de maior sucesso na história terrestre constituindo 15 à 20% de toda a biomassa animal terrestre. Acreditam que elas
existam há mais de 100 milhões de anos.

Nem todas as espécies constroem formigueiros, mas são excelentes engenheiras; nos subterrâneos encontram-se verdadeiros complexos de túneis e câmaras para armazenarem alimentos, sala reservada para a rainha, para as larvas e lugar para os "berçários". As formigas se organizam em tarefas distintas, elas se comunicam perfeitamente e trabalham formando verdadeiras castas.

As formigas vivem até 10 semanas, embora algumas espécies cheguem a meses. Raras a anos.

As formigas e os homens dividem o mesmo mundo que por um lado ajuda e outro incomoda.
Elas servem para exterminar outros insetos indesejados, aerificar o solo. Contudo, dentro de casa são um transtorno. Invadem tudo que se possa imaginar. As denominadas carpinteiras destroem madeiras para fazer ninhos. Existem as assassinas, capazes de matar animais muito maiores do que ela, seja para se alimentarem, seja para se defenderem. É raro atacarem o homem, mas podem dar picadas dolorosas e, em grandes números, podem causar danos permanentes, causando alergia e até matar.

Eu tenho um trauma de infância com isso, numa manhã encontramos os dois pequenos jabutis mortos, foi uma lembrança daquelas da lista de "esquecer permanentemente".

Algumas fábulas ocidentais usam as características das formigas para passar a idéia de trabalho e esforço cooperativo. Outros povos, ligam as formigas a questões religiosas.


Quais são, então, os riscos de contaminação trazidos pelas formigas que invadem as residências?

Assim como as repugnantes baratas, as formigas trazem os mesmos microrganismos (bactérias, fungos, vírus, parasitas etc.) podendo ser transportados, do lixo, de alimentos crus, de dejetos, para outros produtos, muitas vezes prontos para o consumo.
Podemos tentar minimizá-la a situação, como:
- Mantendo a casa sempre limpa
- Não deixando restos de alimentos no chão ou em condições de consumo para as formigas
- Mantendo os alimentos em recipientes bem fechados
- Tampando frestas com cimento ou silicone


Humor:

Por que dizem que formiga faz bem pra vista?

1) Se você enxerga uma formiguinha bem pequenininha no líquido que está bebendo é porque sua visão está ótima.

2) Já viu tamanduá de óculos?

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails

12 comentários:

Anônimo disse...

Antigamente até poderia ser, mas hoje realmente não faz bem algum. Quando digo antigamente, me refiro à tempos mais limpos, mais mato, verde. Ou seja, a formiga pode ter proteínas desde que você viva num sítio! :-ppp

Beijo

Alterado disse...

Meus avós também diziam isto, quando não falavam que as formigas comiam as lombrigas dentro da barriga da gente !Credo !

Mas a verdade é que elas andam por tudo , até em cadáveres de animais mortos .Há estudos que atribuem a contaminação hospitalar por bactérias à presença de formigueiros próximos aos leitos !

Parabéns pelo texto

Bjos

DanFlautista disse...

Olá grande amiga Sissym! Gostei muito de seu blog tem muitas coisas interessantes! Até essa matéria sobre formigas e tamanduás! e também vim dizer que tenho um belo selo pra tí no meu blog www.filosofiadoconhecimento.blogspot.com

DanFlautista disse...

Abraços fraternos amiga!

Anônimo disse...

Oi Sissy

Muito boa pesquisa sobre os "insetozinhos". De certa forma sempre tivemos esta visão que a formiguinha é "gente boa" não faz mal e até aceitamos a convivência pacifica, desde que elas não nos "mordam". Porém, como qualquer outro inseto traz todos os "microorganismos" prejudiciais a nossa saúde. O negócio é não facilitar, só nas fábulas as formigas são boa gente.

Anônimo disse...

tenho muito nojo de incetos...imenso

O Amor disse...

Sissy, bom dia!

Ao 'antigamente', mencionado pelo Rodrigo Piva, eu acrescento... 'antigamente', quando em nossas casas o açúcar era guardado em latas (daquelas que eram vendidas umas dentro das outras) que pouco vedavam, eram quase impossível não ter uma formiguinha rondando o lanche da família.

Mas, se bem não fazia, mal também não.

Grande abraço!

:-)

Anônimo disse...

São também responsáveis pelas infecções hospitalares. Sucesso.

Anônimo disse...

Oi Sissy,
Nos dias de hoje as formigas em casa acho uma praga, na roça são devastadoras, mas tem seu lado bom e útil conforme sua pesquisa. Se é boa pra vista não sei, é igual a historia da banana com o macaco.
Abraços.

Daniela Figueiredo disse...

Sissy, quando eu era pequena costumava "brincar com elas", elas subiam a parede do muro da minha casa, eu as segurava nos dedos (e elas apavoradas esperneando) e eu facilitava as coisas colocando-as mais acima do muro. Acho que até antigamente elas eram umas pragas, mas eu gostava das formigas. Foi o Negrinho do Pastoreiro que foi morto por elas, né? Insanas estas formigas... Beijos, estou macabra hoje.

Telma disse...

Sissym, nós costumamos nos apavorar com baratas mas somos meio permissivos com formigas, não é verdade? No entanto essas últimas são tão nogentas ou até mais do que as baratas. E sabe-se lá por onde passaram antes de visitarem os alimentos esquecidos sobre a pia...
Outro dia eu e meus filhos vimos uma lagartixa sendo atacada por formigas lava-pés. Fizemos uma "operação salvamento". Livramos a pobrezinha das atacantes e a colocamos em local protegido com água para beber, apesar de não conhecer os hábitos das lagartixas. Ela ficou dois dias paralizada do lado esquerdo, depois foi-se... Sã e salva. Se fiz bem não sei, afinal salvamos a lagartixa, mas tiramos o alimento das formigas. Desequilíbrio ecológico???
Bjs
Telma

BLOGZOOM disse...

@Telma: Telma, uma vez, quando pequena, tínhamos um casalzinho de jabutis que foram mortos, durante a noite, por centenas de formigas fogo. Um horror.

Bjs