Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

terça-feira, julho 06, 2010

Vagalumes em nosso jardins

Eu demorei um pouco para prestar a minha homenagem a Kauê Shinji, promissor campeão de Karatê, porque este ano o Campeonato Anual de Corrida (Maluca) de Vassouras Mágicas e Tapetes Voadores foi (novamente) realizado na minha propriedade. Bom... isso é uma história enorrrme para contar, além de que, como é anual, não importa se tem seleção de futebol perna-de-pau jogando World Cup. Todo Solstício de Verão começam os jogos que duram 14 dias (finda antes de entrar a Lua Minguante). O último final-de-semana aconteceu a Corrida que eu contei e um almoço no domingo que muitos adoram e eu detesto, nem imagina o trabalho que dá! Não é de fazer a comida e servir, eu falo do que encontro depois pelas dependências do Castelo e jardins!!!

Ahhhh tinha um intruso este ano, adivinhe quem?! Dieguito! Pois é... outra hora eu conto a proesa dele! Ele sim é um menino maluquinho de 1,98 de altura. Quanto mais Nescau ele tomava, mais energia ele tinha para fazer peraltices! Nossa...



Uma estrela cadente ou um cometa ou, melhor, alguns vagalumes, eles podem também cruzar os céus de ponta-a-ponta para levar um recado a duas pessoas que tem apenas um dia os separando. Os aniversários de Kauê Shinji no dia 05 de Julho e de Rose Nakamura, sua mãe, no dia 07 de Julho. Então é como acordar, dormir e acordar, dar bom dia ao sol e boa noite à lua.







Eu fico me lembrando, quando criança, ao anoitecer, muitas vezes corria para fora de meu castelo a fim de ver os vagalumes. Eram tantos que se confundiam com as estrelas, especialmente as cadentes que luziam o infinito. Eu ficava horrorizada quando primos ou amiguinhos pegavam alguns e colocavam dentro do vidro. Claro que era muito interessante vê-los acender, porém eu não queria que eles se machucassem e morressem. Eles faziam as noites serem mais bonitas e misteriosas.

Eu nunca fui uma criança boba com medo da noite, aliás, eu adorava a chegada dela. Eu podia ir para fora de casa, na companhia de meu pai e um mapa celeste e assim estudar aquele universo luminoso nas nossas cabeças.

Esses incríveis insetos coleópteros já foram muitas vezes convidados para os meus aniversários. Ao invés de velas e candelabros, nós tínhamos eles dentro do salão e ora nos víamos e outras não. Todos riam e usavam a imaginação.

Os seus órgãos são bioluminescentes e ficam localizados na parte inferior dos abdomens, quando ele perde energia reações químicas fazem com que esses insetos brilhem.



Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails

24 comentários:

Jackie Freitas disse...

Sissy, minha querida!
Adoro estes teus contos...me levam junto para este mundo encantado, sabia?
Adorei, adorei a sua frase: "Então é como acordar, dormir e acordar, dar bom dia ao Sol e boa noite à Lua."!
Digna de uma grande artista como você! Parabéns!
Aproveitando, Rose e pequeno Shinji, PARABÉNS!!! Que Deus coloque muitos vagalumes no caminho de vocês para iluminar esta vida tão abençoada!
Grande beijo!
Jackie

Unknown disse...

Ficou mágico
esse post
Vc é muito talentosa
beijos Rose e Shinji

LISON COSTA disse...

Saudações!
Amiga Sissym:
Que bom que você nos brinda com mais um Conto, e esse chegou cheio de vida...Quer dizer que o garoto Dieguito visitou o seu Castelo, então ta, depois, nos conte como foi as peraltices desse menino danado.
Parabenizo-a pelo brilhante texto, contagiante e cheio de luzes de vida!
Parabéns por mais um excelente Post!
Abraços,
LISON.

AmoAndreiaJoias disse...

Oiiiii Que lindo!!!ameiii
sempre gostei de vaga lume e até hj tenho a sensaçao que são mágicos!
Linda mensagem!
bjinhusss

Bull versus Bear disse...

Hello darling. Nice post. Fireflies live at night
Kiss

Dori disse...

Your inner beauty comes out so much through your words here my dear Sissy :-) Thank you for your light in this world!

Joselito disse...

Sério? E eu que pensava até hoje que os vagalumes tinham pilha Duracel ....rsrsr

Craig disse...

Sissy my darling fairy,
You light up my life, and so many others, with your own brand of magic!!
Happy Birthday to Shinji and Rose!!
Loved your story and I love you.
Craig

BLOGZOOM disse...

@ Jackie: Um dia Rose me disse que tinha um video de Kaue sobre vagalumes... quando soube que ambos fariam aniversarios juntos (5 e 7) fiquei uns dias com tudo rodando na cabeça. Bjs

@ Rose: quando vc me falou sobre o video... eu já tinha ideias para ele, so nao sabia dos aniversarios tao prox um do outro.

@ Lison: O povo ficou curioso, queriam saber de onde apareceu o gigante divertido! kkkkkkkk

BLOGZOOM disse...

@ AmoJoias: Eu acho que são como encanto, não é a toa que Diego disse que quando pequeno os seguia!

@ Carlos: Muito obrigada pela visita.

@ Joselito: Vou convidar vc ao castelo para ve-los de perto e aprender.

@ Craig: Thanks my dear, I was inspiration!

Carla Castro Maia disse...

Acho q sou uma privilegiada pois moro em um lugar encantado por vagalumes e toda a sorte de primos próximos e distantes, fora a quantidade de pássaros, lebres selvagens e gambás (de beleza bem distante à de Pepe Le Gambá) e para inspirar a apreciação tenho um São Francisco na entrada de casa que certamente segue cumprimentando o sol e se despedindo da lua, ambos belíssimos de se olhar em momentos propícios às 2 realezas.
Qto ao Shinji deu para aproveitar a história do vagalume (hotaro) antes que o professor o chamasse. Reforço aqui meus parabéns aos 2 felizes aniversariantes, Shinji e sua mãe Rose. E como aí já são 23:34 (aqui são menos 4hs), bj de boa noite pra vc, com sonhos cheios de vagalumes luzindo, borboletas de todas as cores e fadas peraltas.

Carla Castro Maia disse...

Esqueci Sissy de te convidar p conhecer meu novo blog, fui informada de q n dá mais p enviar mensagens p todos pelo diHITT, assim tou sem poder divulgar p o pessoal.
Des já peço desculpas por usar seu espaço.

BLOGZOOM disse...

@ Carla: O seu avatar está um show amei. Li seu otimo comentario e viajei nele. Fiquei pensando onde vc mora... deve ser maravilhoso. Eu, felizmente, já tive a oportunidade de morar em casa e em cidade pequena. Adoro viajar para fazendas onde o anoitecer ajuda a ver mais estrelas e vagalumes.

Anônimo disse...

Jackie
Aqui no Japão
temos a festa do hotaro
que é observar vagalume
o pessoal vai para beira de um lago
e lá tem apresentação musical
barraquinhas
tudo para observar os vagalumes

escrito por nakamura
Site: http://nihonterradosolnascente.blogspot.com/
1 dia atrás
[dihitt]

Anônimo disse...

Sissym,
quando eu era pequeno, achava que os vagalumes queriam que eu seguisse eles, como se aquela luz piscante fosse um aviso pra mim. ahahahah
modesto hein?
ahahaha
lindo mesmo viu o seu texto.
bjao

escrito por Dieguito39
Site: http://ultrapassandobarreiras.blogspot.com
15 horas 21 minutos atrás
[dihitt]

Anônimo disse...

Oiiiii Que lindo!!!ameiii
sempre gostei de vaga lume e até hj tenho a sensaçao que são mágicos!
Linda mensagem!
bjinhusss

escrito por AmoJoias
Site: http://www.amojoias.com
14 horas atrás
[dihitt]

Anônimo disse...

Vagalumes,quando chegava a noite,olhava as noites escuras,e via o brilho piscante de vários que vinham em direção a casa de meu pai,muitas vezes eles chegavam entrar pela ou janela,saudades dos meus vagalumes.Gostei muito do texto,parabéns.
Bjs.
Fatima.

escrito por Fatimazanincontosfotosimoveis
Site: http://belani-rcontosecomentarios.blogspot.com/
10 horas 46 minutos atrás
[dihitt]

Dicas de Ferias disse...

Sissy

Obrigado por visitar nosso blog www.dicasdeferias.com e dar sua opinião , Londres é maravilhoso e o palácio de kesington onde viveu a princesa Diana é um passeio interessante,

Obrigado novamente pela visita

SDS

Thalles Bezerra

Luma Rosa disse...

Parabéns para Rose e seu filhote!! Muito fofo ele!! Ah, e parabéns pra você! A crônica é uma viagem! Sabe que fazem muitos anos que não vejo um vagalume? Quando pequena brincava com eles e minha mãe brigava muito, porque os colocava dentro da caixa de fósforos. E ela era preocupada, dizia que se passassemos as mãos nos olhos, cegava. Até hoje não sei se isto é verdadeiro. Beijus, Fadinha!!

BLOGZOOM disse...

@ Thalles: é meu sonho conhecer a Inglaterra.

@ Luma: eu não tenho visto com tanta frequencia, mas algumas vezes que tive oportunidade de ir para interior, então sim... é lindo e misterioso.

J.R. Fernandez disse...

Olá fadinha querida!
Bela homenagem que fizeste para o nosso campeão Shinji e para a mamãe Rose.
Você sempre consegue nos fazer viajar nos teus posts minha querida. Ficou lindo! Parabéns!
Beijo no coração, Fernandez.

Anônimo disse...

sissyzinha, é massa o jeito de dissertar!!!
é confortável. diferente do meu, que invento moda. o seu escrito é liso.

quanto à fome da pequena, trata de dar um jeito. eu dou as idéias e vc trate de praticá-las ... por favor!!!

regina claudia brandão disse...

eu li no assadeira ... a gente vai se falar durante a semana .... bj.

Expedito(profex) disse...

Sissyn, Viajei no seu universo mágico e este post veio coroá-lo. Vagalumes sempre me intrigaram. Fui à minha infância várias vezes durante a leitura! Bjs no coração, fadinha...