Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

quarta-feira, agosto 10, 2011

Ferramentas das novas gerações

"Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas.
Muito conhecimento, que se sintam humildes.
É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu,
enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe."

Leonardo da Vinci

Outro dia eu fiquei impressionada, ou chocada, ou talvez precise me adaptar..., quando minha filha disse que na escola estavam aprendendo a usar calculadora. Ainda duvidando que ela pudesse estar querendo agilizar o dever de casa, eu fiz perguntas, mas respondeu com tanta naturalidade que percebi que estou fazendo parte de outro tempo mesmo. Eu, francamente, preferia que ela usasse mais o raciocínio para fazer cálculos simples.

Se para o estudo da matemática jovens alunos estão pulando etapas, quando é necessário realizar pesquisas, os estudantes recorrem à Internet. A Internet oferece tudo e mais um pouco, não tem como evitar a modernização dos conteúdos. O negocio é : Ctrl-C + Ctrl-V... fácil demais. Eu ainda prezo abrir um livro, uma revista, um jornal.

Voces nem imaginam tudo que já rascunhei neste texto e apaguei em seguida, este assunto dá muito pano para manga... é melhor parar por aqui.


Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails

18 comentários:

Geraldo Voltz Laps disse...

Olá Sissy,

eu já usei caneta tinteiro e mata borrão, caderno de caligrafia e um instrumento que está a beira da extinção (olá ai IBAMA) a borracha de apagar. Mas apagar o que? Se tudo que está escrito não é mais material e sim digital?

Abraço

BLOGZOOM disse...

@Geraldo: Geraldo, eu adorava pegar albuns de fotografias e ficar um bom tempo olhando. Hoje fotografamos e largamos no computador. Dá um azar e estraga o micro, perde-se tudo, e tudo bem, ninguem vê mais mesmo!

Eu só não usei caneta tinteiro, mas herdei algumas de meu avô e pai, e quem vai usá-las?! Ninguem!

Beijos

Luís Eduardo Pirollo disse...

Olá minha querida amiga Sissym!!!
Realmente minha amiga, a humildade é uma grande demonstração de sabedoria, adorei a frase!!!
Minha amiga, hoje são outros tempos, a evolução tecnológica foi tão rápida que acredito que não conseguimos acompanhar... acho que eles serão menos criativos, mas muito mais eletrônicos, prezando sempre pela facilidade... rsrsrsrs...
Tenha uma noite maravilhosa e abençoada!!!
Beijos e muita paz!!!

BLOGZOOM disse...

@Dú Pirollo: Põe facilidade nisso... eu fico vendo, na minha filha, em outras crianças, a preguiça de pensar. Alias, pensam e como ! pelos interesses deles, muitos jovens não compreendem que é hoje que estão construindo o futuro.

bjs

João Bosco Guimaraes Mafra disse...

Sissym

Tempos Modernos? ( deles )
Tempos passados, ( nossos )
Facilidades ( deles )
Ensinamentos (nossos )
Educação, respeito, amor e amizade ( todos nós )

João Bosco

LISON COSTA disse...

Saudações!
Amiga SISSYM:
Estamos vivenciando um novo tempo que, dificilmente teremos tempo para acompanhar todo esse manancial de evolução que os nossos jovens dispõem.
Ainda relembro como se fosse hoje, eu não podia esquecer a lição do dia. A minha tabuada, as lições de caligrafia, lápis bem apontados e todo material devia estar bem limpo sob pena de pegar um corretivo ou ir parar de joelho num monte de caroço de milho. Ah esse tempo não me pertence mais. Não? E, como pertence, ficou guardado como eternas lembranças de bom aprendizado.
Parabéns por mais um magnífico Post!
Abraços,
LISON.

BLOGZOOM disse...

@LISON COSTA: Lison, por isso mesmo que não concordo com alguns conceitos educacionais modernos, ser mais rigoroso não faz mal a ninguem, é preciso aplicar alguns castigos (nada de ficar de joelhos no milho....dói...) quando a malandragem se instala!

Beijos

BLOGZOOM disse...

@João Bosco Guimaraes Mafra: Joao, estava lendo sobre os futuros aposentados americanos e o buraco profissional que será deixado, pq não tem mão de obra de mesma qualidade para repor. Entao é isso, nossa geração pode parecer ultrapassada, mas ainda não tem substitutos.

Beijos

Pedro Brasil Jr disse...

Ah! Estes oceanos imensos ao redor da vida!
De repente me deu vontade de pescar e de "próximo blog a próximo blog" encontrei o teu espaço. Rapidamente alimentei a alma com o pensamento de Da Vinci e com a canção de Kenny G.
Parei um pouco e pensei: Estou Salvo! Porque não sou o único que pensa como eu penso e que gosta de certas coisas como eu gosto. Boa música, bom livro, poesia, crônica e por ai vai.
Gostei muito do seu espaço e te convido(seus amigos também) a visitar os meus.
www.columbianews2008.blogspot.com
www.jornaldocolecionador.blogspot.com
www.guardiaodoportal.blogspot.com

Um grande abraço e felicidades!

Pedro Brasil Jr

Ana Cosenza disse...

Eu sou do tempo em que se decorava a tabuada e a tabela periódica. Fui usar uma calculadora na universidade, e ainda tive dificuldades, por que era científica. Meu irmão pequeno, nunca decorou a tabuada, me dava aulas das mídias modernas e eu apanhando. Agora ele já é adulto e eu fico comparando, parece que nada do que aprendi tem serventia hoje em dia, as vezes eu me sinto uma traça de museu!rsss

BLOGZOOM disse...

@Pedro Brasil Jr: Pedro, acontece que eu sou muito exigente, no que leio, no que escrevo, no que vejo, no que ouçou. Sou um ser completamente sensorial.

"É preciso escolher um caminho que não tenha fim, mas, ainda assim, caminhar sempre na expectativa de encontrá-lo."
(Geraldo Magela Amaral)


BEIJOS

BLOGZOOM disse...

@Ana Cosenza: Ana, eu concordo que aprendemos muita porcaria que não e nunca serviram para nada. Contudo, eu percebo, e muitos de minha epoca, que o poder de criatividade não tem comparação. Alias, os EUA estão enfrentando um problema, pessoas da decada de 60 estão se aposentando e não tem profissionais de mesma qualidade para substitui-los.

Beijos

Allan Robert P. J. disse...

Por aqui o uso da calculadora é proibido até a Scuola Media Superiore - que corresponde ao nosso 2º grau. Melhor assim.

:/

BLOGZOOM disse...

@Allan Robert P. J.: E eu acho certo. Pensar faz bem, alias, movimenta o cerebro.

Beijos

Luma Rosa disse...

hehehehe os tempos são outros, certamente!! Lembro que tinha um lápis tabuada que não podia ser usado em prova. Nunca poderia imaginar que um dia poderia usar calculadora, coisa que conheci somente quando comecei a trabalhar. Mas tem um outro assunto que vai te deixar com a pulga mais incomodativa atrás da orelha: Dizem por aí que a escrita cursiva está com os dias contados. Veja este post: "Mundo Estranho".
Bom fim de semana!! Beijus,

BLOGZOOM disse...

@Luma Rosa: Luma, já tem uns 6 anos que ouvi este assunto, acho péssimo. Há estudos que revelaram que a letra cursiva é importante para o desenvolvimento do pensamento e coordenação motora. Vou ler o que me indicou.

Beijos

Ramosforest.Environment disse...

As máquinas passarão a fazer, pensar e falar pelos humanos.
Para mim, parece um pesadelo.
Luiz Ramos

BLOGZOOM disse...

@Ramosforest.Environment: Luiz, eu tambem me assusto. Ainda mais por notar que cada vez mais os sentimentos estão ficando frios... parecemos maquinas. Alias, já somos, quando atendidos por atendentes de telemarketing! rsss