Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

sábado, outubro 24, 2009

Ecoturismo e a consciência ambiental

Estimados amigos, os Parques Estaduais de Minas Gerais são abertos à visitação pública, deste modo promovem a conscientização ambiental e, logo, o bem estar social. O Contato com a natureza aproxima a população das questões ambientais e promove a conservação da biodiversidade.


Bem vindos aos Parques de Minas Gerais! Orgulhem-se disso!

"Através da aproximação física e afetiva entre cidadãos e seus patrimônios históricos e naturais, o ecoturismo é uma das formas mais eficientes de promover a responsabilidade sócio-ambiental. No quesito, Minas Gerais é referência entre os estados brasileiros, tanto por sua biodiversidade, quanto por suas políticas públicas preservação. Com uma vegetação composta majoritariamente por paisagens da Mata Atlântica e do Cerrado, apresenta belas espécies da flora e da fauna, além de sítios arqueológicos de inestimável valor.

Atualmente, o estado possui 34 parques sob responsabilidade do poder público, sendo sete deles abertos à visitação, com infraestrutura para turismo e pesquisa científica. A eles, o Governo Estadual assegura a manutenção da mata virgem e do equilíbrio ecológico. Esta é também uma das contribuições do Governo de Minas Gerais para o combate dos efeitos do aquecimento global no planeta. Para se ter uma idéia, as matas nativas são responsáveis pelo seqüestro de 1,5 bilhão de toneladas de gás carbônico da atmosfera por ano.

Entre os parques, destaca-se a Serra do Espinhaço, reconhecida, há quatro anos, como reserva mundial da biosfera pela Unesco. Neste complexo de montanhas, com 3 milhões de hectares de área, está localizado um dos mais importantes viveiros de aves e um herbário, que facilita a identificação das diversas espécies de plantas. Vale ressaltar que, das 553 reservas da biosfera reconhecidas pela Unesco, sete estão no Brasil, entre elas a Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, três biomas que formam a vegetação de Minas Gerais.


Segundo os órgãos de proteção, estes espaços são fundamentais para o desenvolvimento de uma consciência ambiental e cultural. Locais que além de muita beleza natural, narram a história ambiental do pais. Criado por lei em 1944, a Serra do Espinhaço foi um importante palco da luta pela conservação ambiental do Brasil, durante a década 30. Por seu ativismo, Dom Helvácio Gomes, arcebispo do município de Mariana, ficou conhecido por liderar as primeiras manifestações pela transformação do espaço em parque estadual.

Já o Parque do Itacolomi proporciona o contato com a memória econômica, cultural e social do estado, em relação direta com as belezas de sua fauna e da flora. Nele, foi inaugurado recentemente o Museu do Chá, que resgata a história da plantação de chá do século passado, abandonada após a Segunda Guerra Mundial. Além dos maquinários, os visitantes encontram fotos e objetos de época e um documentário apresentando a história do chá, desde sua origem na China até a sua introdução na região de Ouro Preto.

Outros cinco parques estaduais também estão abertos ao público: Ibitipoca, Nova Baden, Rio Preto, Serra do Brigadeiro e Serra do Rola-Moça. Todos são áreas de proteção ambiental sob a tutela do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Mais 27 Parques Estaduais estão sendo criados pelo Governo de Minas Gerais para que também estejamhabilitados a receber o público. Em consonância, o estado tem investido na conservação de áreas protegidas e na fiscalização ao desmatamento de vegetação nativa, o maior causador do efeito estufa no Brasil, fato que ainda coloca o país entre os cinco maiores emissoresde gases no mundo.

Com a nova legislação florestal, por exemplo, a região estabeleceu regras mais rigorosas para consumo e preservação de seus principais biomas, a Mata Atlântica e o Cerrado. A nova lei define prazo de 20anos para a recomposição das Áreas de Preservação Permanente utilizadas para atividades do agronegócio. A meta é ampliar acobertura vegetal nativa no território mineiro até 2023. A nova legislação ainda estabelece novas regras para recomposição de matas nativas e cronograma para redução do uso de produtos provenientes de matas nativas, em especial o carvão utilizado pelas indústrias deferro gusa."

Agradecimento pelo texto a Leonardo Sacco


Mais informações:

Site do IEF: http://www.ief.mg.gov.br/
Secretaria do Meio Ambiente de Minas Gerais: http://www.semad.mg.gov.br/
Blog do Governo de Minas Gerais: http://blog.mg.gov.br/

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails

5 comentários:

Sandra Franzoso disse...

Imagens lindas!
Interessante esse assunto, aliás, necessário nos dias de hoje.
A preocupação com questões ambientais deve estar sempre em pauta.
Bjs

Craig disse...

Sissy, Whenever we preserve wild areas, we are saving a glimpse into the past and hopefully the future. Thank you for posting this, it is very informative. I frequently visit the state and national parks in my country, and couldn't imagine life without them. Beijos, Craig

Arcanum disse...

Olá Colega.

Parabéns pelo trabalho e por seu espaço. Sou amigo da Sara e do Jorge Murta e te add no Dihiit. Te convido para fazer parte dos meus seguidores no Arcanum. Se não puder aceitar, obrigado assim mesmo. Muita paz.

Craig disse...

Great post! The preservation of natural areas gives us a glimpse into the past and hopefully the future. I frequently visit the state and national parks in my country (US) and couldn't imagine life without them. Beijos, Craig

Unknown disse...

Conscienia ecológica, falamos pouco e fazemos menos ainda, mas, acredito que ainda vamos chegar lá.