Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

sexta-feira, junho 12, 2009

Uma praga me perseguiu em Praga!

Eu tenho uns amigos que realmente são engraçadinhos. Por exemplo, fui dizer que havia algo para rir de mim, e lá veio o Usuário Virtual doido para achar graça de minhas atrapalhações. E por aí vai....

Tá bom, tá bom... há quase um século atrás, quando eu ainda pensava que seria uma princesa de contos de fadas e acabei sendo de contos mofados mesmo...

Estava visitando Praga na companhia de minha mãe. Contratamos uma excursão de 3 dias. Eu acho que precisava de mais um ida extra, porque não consegui entrar no museu e eu adoro museus!


Aliás daria... mas minha mãe disse que gastaríamos um dia inteiro!

Falar de Praga é algo maravilhoso. Exceto que minha mãe não deixava eu falar com quase ninguém nem ficar observando um pouco mais os costumes. Gosto de ver as pessoas falando, gesticulando, andando. Um jeito de olhar a cultura também. Eu estive lá numa época de transição, a moeda deles era muito desvalorizada, comparada ao Real. Eu me sentia uma "meia" milionária! A situação econômica se refletia no cotidiano deles. Reparei no café da manhã do hotel, 4 estrelas, a simplicidade. Se num hotel era assim, como seriam as vidas dos moradores?!


Tudo é tão lindo! As construções mesclam épocas diferentes. Quase uma pintura!

Afff... não é para eu começar a falar deste lugar lindo e sim do que me aconteceu!

No segundo dia tínhamos algumas horas que poderíamos ficar andando sozinhos sem o guia da excursão - era o único a falar inglês, fora os colombianos que falavam espanhol entendível. Ah, minha mãe fala 05 idiomas, ao lado dela teoricamente não seria problema. Teoricamente.

Eu e minha mãe resolvemos comer direito e encontramos uma taberna! Hummm que delícia, teríamos massas bem elaboradas para comer. O restaurante italiano era muito agradável. Optamos pedir pizzas individuais.

Então li e enchi a boca d'água: PEPPERONI. Questo è un delizioso!

Bene, bene, non così!

Olha o que diz o wikipedia sobre pepperoni:

"O pepperoni constitui uma variedade ítalo-americana apimentada do salame seco, feita de carne de porco e a carne de gado, incluindo algumas vezes toucinho. Os pepperoni são descendente dos salames apimentados italianos, tais como o picante napolitano do salsiccia, um sausage de carne de porco seco picante de Nápoles. Os pepperoni são usados freqüentemente como cobertura da pizza em pizzarias do estilo americano. É a cobertura mais popular das pizzas na América do Norte, presente ao menos em 30% de todas as pizzas."

Mas não foi isso que encontrei no prato e sim: T R Ê S cores diferentes de pimentões!!!

Leiam isso: "Os "pepperoni" são um variação de peperoni, o plural italiano de peperone. No italiano, o peperone liga ao fruto do capsicum. A pizza de "peperoni" requisitada na Itália é freqüentemente uma surpresa não bem vinda para turistas. Em toda a Europa, o peperoni é a palavra comum para a pimenta de sino. É também um sabor popular de batata palha em alguns países." Tão tenebroso quanto isso, lá para o "Chef" se traduzia pimentões mesmo!

Eu chamei o garçon dizendo que ele deveria ter me entendido errado. Então minha mãe me disse que quem entendeu errado era eu. Para os italianos significava mesmo pimentões!

Só que eu sou ALÉRGICA a pimentões!!! Deveriam ter filmado a minha cara. Isso sim que serviria para uma vídeo-cassetada! Pior é minha mãe saber que sou alérgica e não ter dito nada antes! Este já é outro assunto...

O garçon poderia ter sido delicado chamando o Maître, mas fingiu-se de surdo, mudo e cego! Eu nada comi. O gosto estava para todos os lados, nem a casquinha salvou. Fiquei de barriga vazia mesmo! Que coisa! Felizmente, o único café com pinta de brasileiro foi tomado lá, naquela Taberna, que mais pareceu a Caverna do Diablo!

Se isso não acontecesse eu não poderia estar neste momento contando essa história que faz parte da vida e é uma recordação.


Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails

5 comentários:

Anônimo disse...

Sissym.

Você iria virar uma moleca encapetada.

Bjs.

Felipe

BLOGZOOM disse...

Não! Ardida feito Pimenta! E enjoada tambem!

Júlio [Ebrael] disse...

Me lembro ter descoberto o q significava peperone quando um dia me dei conta do nome da banda Red Hot Chili Peppes. Como sou muito ligado em etimologia estrangeira, fui e oeguei um dicionário de inglês. "Pimentas chili Vermelho-picantes". Na hora me lembrei do peperone, aumentativo de pimenta, "pimentão"...

conduarte disse...

Menina que maluco! Ter alergia, é uma coisa que a gente não escolhe... Tenho uma amiga que tem alergia de tudo que é derivado do leito, é mole? Não pode comer quase nada!!!!!!!!!!!!!!! Muito difícil! Pior, sabor e paladar - não podemos discutir- é muito particular, eu por exemplo, adoro, e comeria ela inteirinha. MUito louco isso.

Achei interessante.
Qto a Praga também conheço e voltaria tranquilamente... é maravilhosa!

Um beijo, CON

UsuárioVirtual disse...

Hahahaha, ôôôh amôr, tirando o fato de vc ter ficado com fominha e "morta" de vontade de devorar uma pizza de salame picante, isso foi realmente hilário.
Coitadinha...