Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

segunda-feira, maio 03, 2010

Abricó de Macaco

Eu considero simples e exuberante as flores desta árvores que apresenta frutos redondos como uma bola de tom castanho. Ela é tão bela quando florida, as flores se concentram em todo o tronco, normalmente grande e reto, podemos ver muitas na Zona Sul do Rio de Janeiro.

É uma espécie de árvore originária da Amazônia que tem frutos redondos que pendem em cachos e flores exuberantes, bastante usada em paisagismo urbano e em fazendas. Possui altura média entre 8 e 15 metros, fruto tipo baga, grande e redondo, e suas flores, muito perfumadas, saem diretamente do tronco.

Pois bem, uma vez um engenheiro, colega de trabalho, veio todo feliz com uma saca enorme contendo alguns frutos:

- Voces sabem o que é isso?!

Somente eu sabia perfeitamente o que ele estava carregando, ele continuou:

- As flores são lindas, vou pegar as sementes e plantar no terreno de minha nova casa.

Eu fui até a sala dele e disse:

- Dr Rogério, sou obrigada a contar uma curiosidade a respeito: ela realmente apresenta flores lindíssimas, como ilustraçõe retratadas por Margaret Mee. Contudo, o senhor já sentiu o cheiro desses frutos quando abertos? Eles são tantos quantos as flores, quando caem, caem muitos e racham... não recomendo que deixe próximo a casa, não suportará o "perfume"...

Ele riu, deu de ombros, porque não acreditou.

Ahhhhh era calor de verão, ele saiu para almoçar e eu também. Ao voltar a recepcionista foi dizendo:

- Vai lá na sala dele....

kkkkkkkkkkkkk algum fruto estourou e o cheiro era INSUPORTÁVEL.

Fechei a porta e relaxei..... lá lá lá lá lá... ele chegou do almoço, abriu a porta... voltou chamando nosso super officeboy que imediatamente veio para carregar os frutos para:

- ... o lugar mais distante que conseguir... lá na Praça Nossa Senhora da Paz!

Então ele veio falar comigo, eu já sorria, ele veio dizer que eu tinha razão. Eu me ofereci, se assim desejasse, a procurar outras opções belas mas de preferência com cheiro bom ou neutro.



Bonitinha... porém, ordinária! E não era peça teatral! kkkkkkkkkkkk


Esta fotografia foi feita
por mim,
na frente do
Supermercado Zona Sul,

bairro da Gávea,
Rio de Janeiro - RJ.

Em Março de 2010.

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails

18 comentários:

Anônimo disse...

Amiga Sissym AHUIAHuhUAHUHAUIhUIAH
Devo admitir que as flores são magníficas!
E que quando fui ao rio, queria colher os frutos para plantar no quintal de casa...

Ainda bem que não peguei.

Dessa eu não sabia.

Abraços,
Mari.

Anônimo disse...

Que pena que seu fruto não é muito cheiroso,pois a flor é lindissíma.
Bjos

Jorge Alberto disse...

Oi, Sissym! Muito bacana as fotos. Ano passado escrevi um post sobre a mesma árvore e o odor que ela deixava em alguns pontos da cidade. Gostaria, então, de sugerir a leitura do artigo "Abricó de macaco: um cheiro forte", que está sob o link
http://recantodaspalavras.com.br/2009/08/16/abric-de-macaco-um-cheiro-forte/

Obrigado e abraços.

Francisco Castro disse...

Olá!

Eu confesso que não conhecia essa árvore, mas agora sei que suas flores são lindas. Magníficas.

Abraços

Francisco Castro

Jackie Freitas disse...

Sissym, parece que elas estão até rindo disso, sabia? Não parece um aspecto maroto? A mim passou essa sensação! Mas, como diz o velho ditado: "quem avisa, amiga é!"...rs...você tentou ser amiga, né? kkkkkk
Bjs, minha linda e independente do odor, a foto é maravilhosa!

Leila Franca disse...

Oi Sissym também já vi várias dessas árvores aqui na Ilha...rs O depto de parques e jardins deve ter ganho as mudas e plantou em toda parte...rs Mas elas são lindas... de longe!

Eninha disse...

Sissym,
eu poderia cair numa desta feito uma pata. Nunca soube disso. Nem dos frutos, nem da árvore, nem das flores . Achei as flores lindas !
Ideias da Fada Sem Fim é cultura :)
beijinhos
Eninha

Daniela Figueiredo disse...

Lindas as flores mesmo! Mas nem tudo o que é belo cheira bem. Foi bom avisá-lo, plantinha ordinária mesmo! hahaha. Bjos, Sissym.

Iza Carmo disse...

Eu já me preparava pra te pedir uma semente...
Agora me contento em esperar a florada (em breve) de meu ipê rosa!
Bjo!

Erich Pontoldio disse...

Não conhecia...pelas fotos são muito lindas mas realmente escondem uma surpresinha bem desagradável

Craig disse...

Hi honey,
These flowers are truly beautiful! It's too bad they have the terrible odor! kkkkkkkkk
There is a flower known as the corpse flower, that grows to around 2 meters. Yes, you guessed it - it is beautiful, but smells like something that has died!
I hope your day is good.
Love,
Craig

Dori disse...

Please stop by my blog when you get the chance. I have something for you there :)

Lilian disse...

Olá querida amiga e fadinha Sis,

Adorei conhecer essas flores lindas e de cor vibrante.
Não conhecia a flor, nem o fruto e mão fazia a menor idéia de que uma flor tão bela na aparência pudesse germinaar frutos com odor insuportável.
Mistérios de Deus. Alguma razão deve ter.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Jeferson Cardoso disse...

Sissym, desculpe o quanto demorei em vir falar do seu comentário em meu O Verbo Blogar.
A pessoa que com quem você tomou um café trata-se de alguém que conheceu no blog? Pode falar-me mais sobre este acontecimento? Achei fantástico, se entendi.

Abraço e obrigado!

Krystal Grant disse...

Oh Sissy,
How I wish I could speak Spanish. I'm sure this post is wonderful but I can't understand a thing. The pictures are beautiful! Thanks so much for stopping by my blog. Isn't Dori great? Keep Posting!

Ivanhoe disse...

I had to use the Google Translator as I don't speak Portuguese. Your stiry was really funny. I can not believe that something so pretty could have a such a bad smell :)
Thank you for stopping by and saying hello!

Daniel Savio disse...

Hua, kkk, ha, ha, foi maldade...

Mas ninguém não mandou dar ouvidos.

Fique com Deus, menina Sissym.
Um abraço.

BLOGZOOM disse...

@Cecília Avenca: Cecilia, saudades de voce!