Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

domingo, novembro 01, 2009

Vale do Paraíba

Antes de matar os leitores de rir ... quero falar algo sério a respeito do Vale do Paraíba, região que tanto estudei por toda a vida, dado a sua importância na economia brasileira.

A fim de simplificar, eu retirei do WIKIPEDIA ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_do_Para%C3%ADba) trechos para relembrar o valor do Vale do Paraíba:

O Vale do Paraíba abrange parte leste do Estado de São Paulo e oeste do Estado do Rio de Janeiro. Destaca uma parcela considerável do PIB nacional. O nome deve-se ao fato de que a região é a parte inicial da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. Ressaltemos que o nome tem sentido estrito e é comumente usado para se referir a esta região. O rio ainda se estende ao longo do Estado do Rio de Janeiro, separando do Estado de Minas Gerais.

A historia do Vale do Paraíba está ligada aos ciclos econômicos do café, período que deu prestígio e poder à região. A cidade paulista de Lorena começou seu desenvolvimento com o ciclo do ouro, um grupo religiosa da ordem "trapista" introduziu a cultura do arroz, técnicas de plantio e irrigação foram criadas, tudo isso sempre correlacionados ao Rio Paraíba do Sul. Com a decadência do café, a produção do leite foi sendo introduzida. Sendo hoje um importante pólo da agropecuária. Na década de 1940 a primeira siderúrgica foi instalada em Volta Redonda, a CSN. Depois a região foi se industrializando rapidamente. E modernizando com a criação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, e importantes instalações como Embraer (São José dos Campos) , Volkswagen e LG (ambas em Taubaté).

Agora vamos ler uma resposta de um vestibulando:



Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails

2 comentários:

Geraldo Voltz Laps disse...

Ai, ai... Não se sento e choro, porque a precariedade da resposta leva-me a que o aluno teve uma educação precária e insuficiente. Pobre educação brasileira.

Abraço

Rosana Ibanez disse...

Meu Deus! Uma pessoa que vai prestar o vestibular não sabe fa importância do "Vale do Paraíba"?? Se não sabe a resposta é melhor deixar em branco do que escrever o absurdo que eu li. E ainda pretende tirar o diploma universitario... Bem, isso é Brasil.
Beijão e ótima semana!